Substituição de uma esfera traseira.

- Levantar o carro à altura máxima

- Depois de o levantar com um macaco, repousar o veiculo em preguiças, pelo menos na traseira do veiculo.

- Colocar a alavanca do regulador de altura na altura mínima, se o veiculo apenas tiver preguiças na traseira, a frente pode descer abruptamente.

- Abrir o parafuso de descarga do Conjuntor/Disjuntor e esperar que a pressão do sistema seja nula

- tirar as rodas e as protecções dos discos de travão traseiros

- Desapertar a braçadeira de fixação do macaco, e empurra-lo para a frente de forma a esvazia-lo do LHM.

- Mantendo-o o mais à frente possível, voltar a apertar a braçadeira.

- Utilizando uma correia de distribuição velha, tentar desapertar a esfera, passando a correia em volta da esfera, prendendo-a com um alicate de pressão pequeno que depois se deve rodar, na maior parte dos casos isto deve ser suficiente para soltar a esfera, se a correia não resultar ou não estiver disponível, tentar usar uma chave para sacar filtros de óleo.

- Se a técnica anterior não resultar, e o macaco começar a resvalar na braçadeira que o prende, ou pura e simplesmente a ferramenta que se usa, não faz rodar a esfera, deve-se desligar e desmontar o conjunto Esfera+macaco da viatura e proceder à remoção da esfera por outra técnica.

Remoção do Macaco+Esfera.

- Soltar a braçadeira que prende o macaco ao chassis.

- Comprimir o macaco, de forma a que o LHM que se encontra lá dentro retorne ao reservatório.

- Com uma chave própria para raccords de tubo, desapertar o tubo de chegada de HP ao macaco de suspensão. Soltar os tubos de retorno de LHM , o tubo de respiração do fole do macaco da suspensão.

- Retirar o freio que liga a ponta do macaco ao braço com o auxilio de um alicate de pontas.

- Retirar o conjunto macaco+esfera.

Remoção da esfera do macaco.

- Prender o macaco num torno de bancada tendo o cuidado de inserir um parafuso de dimensão adequada num orifício que existe na lateral do macaco, esse parafuso deve ficar orientado em relação ao torno de forma a que impeça o macaco de resvalar e de ser riscado pelo torno.

- Para desenroscar a esfera tenta-se novamente a técnica da correia de distribuição ou a chave de filtro de óleo.

Montagem da esfera nova.

- Se foi possível desenroscar a esfera com o macaco preso à viatura, procede-se no sentido inverso do da desmontagem, tendo o cuidado de limpar o melhor possível as superfícies em contacto com o vedante da esfera, deve-se humedecer o vedante da esfera com LHM, e a esfera é apertada com as mãos até ao limite da força que se consiga exercer, isto garante que a esfera fica firme mas não excessivamente apertada.

Montagem da esfera nova tendo retirado o macaco da viatura.

- Já que se teve o trabalho de remover o macaco da viatura, vale a pena desmontar o fole do macaco e lavar o conjunto todo com gasolina, deve-se verificar se o fole está em bom estado e deitar gasolina para dentro do macaco, agitar e despejar, não se recomenda desmontar o êmbolo do macaco, porque é bastante difícil voltar a monta-lo alem de se correr o risco de danificar os vedantes.

- Ao enroscar a esfera nova não se deve apertar com nenhum tipo de chave de aperto, basta aperta-la com as mão fazendo bastante força, deste modo garante-se que a esfera fica fixa, mas não excessivamente apertada.

- Para montar o conjunto macaco+esfera novamente na viatura procede-se de forma inversa à desmontagem, tendo o cuidado de não apertar com excessiva força o tubo de HP.