Em conclusão...

Esta operação só deve ser executada estando assegurado a paralelismo das rodas dianteiras, é também imperativo que ambos os pneus sejam iguais e com igual grau de desgaste, e que as suas pressões sejam correctas.

É recomendável fazer uma lavagem ao cardan, com uma máquina de lavar à pressão, ou então com uma trincha e gasolina, limpando depois com um jacto de água. Depois desta limpeza convém aplicar no sistema um spray do tipo lubrificante, isto facilita o desapertar de alguns parafusos de fixação e a regulação do sistema.

Etapas da regulação:

Desapertar os parafusos de fixação do sistema de ajuste.

Rodar o parafuso de afinação para o lado pretendido, este parafuso actua um excêntrico que faz deslocar entre si as metades do Cardan de direcção, isto faz com que a informação transmitida à caixa de comando da direcção seja diferente, e ela terá a tendência para retornar ao ponto central.

Apertar ligeiramente um dos parafusos de fixação.
Fazer um curto teste de estrada para averiguar se o sistema está no ponto correcto, convém levar no carro a chave utilizada para afinar o sistema, e fazendo várias paragens durante o trajecto fazer sucessivas correcções até o resultado ser satisfatório.

É preciso ter em conta que numa estrada secundária, a faixa de rodagem tem tendência para ser inclinada para a berma, fazendo assim com que a viatura tenha uma ligeira tendência para se desviar para a esse lado.

Não esquecer de apertar firmemente os parafusos de fixação, quando acabada a regulação.