Depois de comprar

Quando se compra um CX, raramente se tem a sorte de encontrar um automóvel que sempre foi às revisões na Citroen e que esteve sempre guardado na garagem. Se o comprador se deixar arrastar pela inclinação natural de andar com o carro sem lhe fazer uma revisão profunda, corre o risco de ficar na estrada com alguma avaria inesperada, e de reparação onerosa, mas que poderia ter sido perfeitamente evitada.

Trabalhos mais importantes a realizar num CX, após a sua compra:

1 - Mudança do óleo troca do filtro.

2 - Mudança do LHM, limpeza dos filtros e do reservatório.

3 - Termostato do circuito de refrigeração, radiador, motoventilador, sondas de temperatura, e condutas de água.

4 - Verificação do filtro de ar e sua substituição, se necessário.

5 - Verificação do estado dos bornes da bateria, electrólito e estado dos cabos do motor de arranque e alternador.

6 - Estado dos apoios do motor.

7 - Controle do filtro de Gasóleo ou de Gasolina.

8 - Controle do estado dos fuziveis e dos relés.

9 - Controle de folgas no sistema da direcção.

10 - Controle do estado das componentes da suspensão:

a - Esferas e foles dos macácos da suspensão.
b - Articulações dos braços da suspesão dianteira.
c - Empeno do braço trazeiro.

A ordem dos items aqui apresentados, não é obviamente obrigatória, trata-se apenas do seu carácter de urgência e importância para os primeiros 100 Km que se percorrem na viatura.

É preciso não esquecer que a maior parte dos CX tem mais de 15 anos de uso, maus tratos e reparações efectuadas por mecânicos incompetentes. Muitas vezes um amador que execute um trabalho metódico, honesto e tendo por base a leitura dos manuais de oficina, consegue resultados idênticos ou superiores aos que seriam conseguidos num centro de assistência Citroen.
Existem Manuais de oficina, da RTA ( Revue Technique Automobile ), que alem de não serem caros podem ser facilmente encomendados em qualquer boa livraria.